.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sábado, 21 de dezembro de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - STEVE AUGERI


Há algum tempo vinha tentando conversar com Steve Augeri para saber mais detalhes de suas novas músicas e o momento atual de sua vida. Confesso que somente após sua entrada para o JOURNEY no fantástico álbum “Arrival” de 2001 é que passei realmente a me interessar pelo trabalho deste carismático e talentoso cantor americano. Steve continua a lançar músicas de alta qualidade e segue com a banda STEVE AUGERI BAND se apresentando mundo afora. Entre shows na Europa e América Central, Augeri foi muito gentil e me atendeu com bastante simpatia para um rápido, mas informativo bate-papo. Espero que gostem! (Denis Freitas)

ENTREVISTA

Oi Steve, em primeiro lugar é um verdadeiro prazer tê-lo no BRAZIL ROCK MELODY! O que você tem feito ultimamente?

Olá Denis, é um prazer falar com você e manter contato com meus fãs brasileiros! Bem, a minha banda , THE STEVE AUGERI BAND (Gerard Zappa, Adam Holanda, Craig Pullman e Mike Morales), acaba de retornar de uma apresentação na bela Porto Rico e poucos dias antes eu estava em turnê na Suécia com uma banda só de estrelas, "Legends" - Voices of Rock. Além da banda “The Legends” ser tão fantástica, eu tenho a oportunidade de trabalhar com essas grandes vozes como Bobby Kimball (TOTO), Bill Champlin (CHICAGO), Joe Lynn Turner (DEEP PURPLE), Graham Bonnet (RAINBOW), a bela Robin Beck e também com Eric Martin (MR. BIG) e Jimmy Jamison (SURVIVOR), embora ainda não tenha me apresentado com estes últimos.

LEGENDS - Voices of Rock
Como está a vida nos EUA no momento?

Sobre as coisas aqui nos Estados Unidos nos dias de hoje não tenho absolutamente nenhuma queixa. Na verdade, tivemos o nosso melhor ano como The Steve Augeri Band em 2013. Tem sido uma subida lenta e constante para voltar a tocar em tempo integral, eu diria que agora é o ritmo perfeito no qual eu gostaria de manter as coisas. Eu fiz cerca de 100 shows no ano passado e nossa agência diz que vamos dobrar isso em 2014. Digo: pode mandar! Adoramos tocar! 

Steve Augeri Band

Você lançou recentemente o single de "For The Rest Of My Life" e ouvi dizer que os planos são de continuar lançando singles até que o novo álbum seja lançado. Quando teremos um novo álbum?

Denis, por mais que eu quisesse lançar um álbum completo, o estado atual desse lado do negócio, o negócio de venda da sua música, parece que a tendência é mais para lançar singles. Há mais razões, mas as duas que vêm à mente são: 1) Você pode escrever, gravar e lançar uma música em poucos dias agora em vez de esperar pelo resto das músicas que você precisa para completar um álbum. 2) Agora que o consumidor de música pode ouvir trechos, para não mencionar ouvir todo o álbum, ele ou ela pode escolher o que deseja baixar. Isto é, se é que vão adquirir com todos os sites de download disponíveis. A menos que você seja um grande artista hoje em dia como JOURNEY, por exemplo, gravar e lançar a sua própria música parece ser mais promocional do que um investimento de negócio sábio. Quer dizer, eu não acho por um momento que eu ou você possa ganhar a vida vendendo música original da forma como fizemos 5, 10 ou 20 anos atrás. Não é dor de cotovelo. É apenas a realidade. A indústria da música, como tantas outras indústrias hoje, virou de cabeça para baixo e tem evoluido constantemente e tentado se encaixar desde o início da internet. Olhe para Hollywood por exemplo. Pelo que sei, há cada vez menos, grandes filmes sendo feitos ano após ano porque o dia de que um grande estúdio lança seu grande sucesso da temporada, alguém pega e carrega em algum site e ninguém vai ao cinema porque podem apenas assisti-lo de graça! O mesmo com a música. Eu, pessoalmente, não consigo fazer isso, mas esse é o novo modelo. Eu acho que sou apenas da velha guarda e eu tenho orgulho disso.

LEGENDS no Japão
Que tipo de sonoridade e elementos os fãs podem esperar nas músicas novas? Algum instrumento não usual?

Bem, como você deve ou não ter percebido pelos meus últimos lançamentos, estou tentando não repetir ou vamos dizer que eu estou tentando me arriscar um pouco mais do que os meus fãs podem esperar de mim inicialmente. Meu mais recente single, “For the Rest of My Life” (iTunes) é provavelmente minha canção recente mais próxima do estilo do JOURNEY. As outras são de uma grande variedade de estilos e gêneros que eu pessoalmente aprecio em um artista. Esta é, finalmente, uma oportunidade para o meu verdadeiro eu ser exposto... seja para o bem ou para o mal. Eu amo a instrumentação de orquestra , percussão também é um grande tempero que eu gosto de acrescentar em minha produção .


As novas músicas têm participações de outros artistas?

Tem uma aparição aqui e ali, mas na maioria das vezes, e novamente, seja para o melhor ou pior resultado, eu gosto de trabalhar sozinho na maior parte até que eu chegue a uma parede criativa, então eu trago os músicos de verdade. Eles vão fazer o trabalho e em seguida vou para a próxima parede! (risos)
Eu tive a sorte de trabalhar com alguns grandes parceiros compositores neste projeto. Os caras da STEVE AUGERI BAND, assim como Brooke St. James do TYKETTO. Um cara sueco muito talentoso de nome de Fredrik Bergh (STREET TALK), juntamente com Rob Moratti (SAGA) e um antigo colega de banda no passado, um talento incrível, tanto na guitarra, como compondo, Tom DeRossi. Além disso, agradeço ao incrível guitarrista Mike Orlando (ADRENALIN MOB) por seus ouvidos como meu engenheiro de mixagem. Por último, mas não menos importante, tenho uma vocalista de apoio com alto alcance chamada Marge Raymond em algumas faixas. Ela cantou com todo mundo, de AEROSMITH a ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA!


Você disse uma vez, antes de entrar para o JOURNEY, que tinha desistido de sua carreira na música. É claramente ainda mais difícil hoje para um músico obter seu sustento da música. Como você vê a forma que a música está sendo "tratada" atualmente?

Sim. Eu não invejo nenhum moleque ou alguém tentando se dar bem com a música hoje. Também não sou um grande fã dos atuais programas de competição de cantores. Eu acredito que o momento que você tem que competir por sua forma de arte, você perderá algo em sua mensagem. Imagine esses cantores do The Voice ou Idol, que são tão bons, livres do peso de ser melhor do que os outros e livres para criar. Além disso, eu não acho que eu poderia enfrentar a maioria desses moleques. Muitos deles são tão bons! É assustador! (risos). Quando eu era adolescente me iniciando no Rock and Roll aqui em Nova York, você poderia caminhar em qualquer rua e ouvir uma banda em cada uma delas. Cada quarteirão. Incrível! Em uma garagem ou porão de alguém. Isso me empolga até hoje. Mas a vida continua. Todas as coisas na vida mudam e devemos mudar com elas... Ou não devemos? Eu não sei.


 Você já tocou aqui no Brasil algumas vezes. Quais são as lembranças?

Bem, para começar, logo antes de formar o TALL STORIES no final dos anos 80, eu passei 2 semanas em gravação no Rio de Janeiro com 3 brilhantes músicos brasileiros em uma banda chamada Maestro. Eu imediatamente me apaixonei pelo povo e a paisagem brasileira. Para não mencionar a comida, bebida, a luz do sol sem fim, o mar e a areia e tudo o que acompanha.

Steve no Brasil com B.J.
 Está nos planos tocar aqui novamente?

Eu sempre quis voltar e realmente voltei nos últimos anos, embora ultimamente eu gostaria de voltar com a minha banda completa apenas para mostrar-lhes como é incrível provar da experiência brasileira! Dito isto, eu tive o prazer e a honra de trabalhar com alguns dos melhores músicos brasileiros de rock em minhas viagens anteriores e certamente não me importaria em dividir o palco com eles mais uma vez. O tempo dirá.



Agora uma questão e elogio relacionados ao JOURNEY. Eu considero o álbum "Arrival" como um dos melhores álbuns da discografia da banda, realmente um ótimo álbum! Além disso, o DVD ao vivo em Las Vegas é um verdadeiro tesouro. Como você se sentiu quando percebeu que tinha feito um trabalho tão incrível com uma banda gigante? Quais são as lembranças das gravações desse álbum?

Bem, em primeiro lugar obrigado pelo elogio extremamente generoso! Eu não sou digno (risos). Eu acho que quando você está criando a sua mente fica focada nisso, o fluxo. Ela precisa ir para onde precisa ir e espero não forçá-la de outra forma, do contrário, em Inglês claro, você pode f... com ela. Já estive lá e fiz isso! No entanto, trabalhar com Jon, Neal, Ross e Deen, eles foram absolutamente profissionais e eu só acompanhei o talento e experiência que eles obviamente tinham mostrado e comprovado no passado e tive a sorte de ser uma pequena parte de um momento maravilhoso e eu também sinto que foi um álbum especial. Eu estimo esses dias fazendo música juntos, assim como o tempo que passamos tocando para os milhões de nossos fãs. Eu sou grato a eles, bem como ao Steve Perry por iluminar o caminho para mim . É muito bom vê-los mais uma vez evoluir e seguir adiante com um grande talento como Arnel Pineda. Eles parecem ter uma viagem sem fim à frente e, quanto a mim, eu estou feliz em dizer que também ainda estou curtindo o passeio.

Obrigado pela entrevista Steve!

Obrigado Denis. Gostei muito de sua entrevista. Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário