.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 23 de março de 2014

ROCKIN' REVIEWS - Russell Allen (SYMPHONY X / ADRENALINE MOB)

RUSSELL ALLEN com Thiago Bianchi - 20/03/2014 
Pirilampus Bar - Sorocaba / São Paulo

Este é um review diferente, porque foi um evento diferente: um workshow. Um misto de workshop e show com Thiago Bianchi (NOTURNALL) e Russell Allen, o vocalista do SYMPHONY X e do ADRENALINE MOB, atração principal da noite. Apesar destas bandas não fazerem parte dos estilos focados aqui na página, sou um grande fã de SYMPHONY X e de vários trabalhos de Russell, principalmente o ALLEN-LANDE, com Jorn Lande. Inicialmente, eu iria fazer uma rápida entrevista com Russell, mas as coisas foram ficando mais propícias a um relato detalhado, então desisti da ideia. Para começar, tive a oportunidade de buscar Mr. Allen no hotel em que estava hospedado. Fomos eu e o organizador do evento Felipe Colenci. Ao chegarmos ao belo hotel na entrada de Sorocaba, ficamos sabendo que um dos funcionários era um grande fã e que gostaria de tirar uma foto com o vocalista. Russell atendeu ao pedido com simpatia.  

Russel Allen com Denilson Almeida, o feliz funcionário do hotel
Contudo, o americano não desceu tão rápido ao lobby do hotel, pois estava com uma visita feminina no quarto, coisas de rock star. Já que não sabíamos quanto tempo iríamos esperar, aguardamos saboreando uma boa cerveja gelada para amenizar o calor que fazia naquela noite que já havia nos presenteado com uma forte chuva. Passados alguns minutos, Russell chega e nos cumprimenta de forma simpática, mas sem muita conversa acompanhado de sua colega brasileira. O cara é grande e se destaca com seu estilo de artista, com anéis, correntes e chapéu. No caminho, Russell apenas observa a cidade e o transito sem falar muito, mas aos poucos vai se soltando. Então começamos a falar sobre nosso transito e ele comenta sobre New Jersey (onde mora), Nova York e Los Angeles, comparando os sistemas de transporte desses lugares. Próximo ao local do evento, Russell recebe as “boas vindas” de um de nossos exemplares e educados motoqueiros brasileiros ao ser "alvejado" por uma boa quantidade de água que estava em uma grande poça na avenida. Enxugou-se e mostrou-se preocupado com o interior do carro. Seguimos até o local, tudo bem.   


Thiago Bianchi

Russell Allen
Playback iniciado e começa o evento pontualmente com Thiago Bianchi cantando algumas faixas do NOTURNALL. Mostrando competência e variando seus vocais entre melódicos e agressivos, Thiago mostrou sua técnica sem muita conversa e de forma até tímida. Passados cerca de 40 minutos, chega o momento da atração principal. Russel Allen sobe ao palco e impressiona a todos com sua potente voz cantando faixas do SYMPHONY X e ADRENALINE MOB. Tudo o que você ouve no cd é executado de forma praticamente idêntica ao vivo e Russell mostra toda sua versatilidade alternando notas altas, médias e baixas, vocais mais agudos e graves, melódicos ou agressivos.  


Pausa para bate-papo com as cerca de 100 pessoas presentes, entre estudantes de música e fãs do vocalista. Thiago Bianchi foi o intérprete e mediador da conversa, mas Russell fazia-se entender com sua simpatia, mímicas e exemplos vocais. Várias perguntas foram feitas e Russell disse ser um talento natural, que nunca estudou e faz o que faz instintivamente com o dom que possui. Porém, mostrou entender da importância de técnicas como o uso do diafragma ao cantar e, além disso, exibiu sua ótima base de conhecimento musical cantando trechos de musicais antigos, Frank SinatraLED ZEPPELIN, DIO, e até rap com direito a gestos típicos de um rapper nova iorquino. Ainda contou que sua primeira apresentação foi quando escalou o balcão de um supermercado, pegou um microfone de anúncios e começou a cantar, aos dois anos de idade. 

Russell Allen me reconheceu e pediu uma foto. Atendi prontamente haha
Perguntei a ele se cantou sempre daquela maneira agressiva e melódica ou se teve que desenvolver algum desses lados com o tempo. Russell respondeu que sempre cantou da mesma maneira, mas que cantava mais melódico no início do SYMPHONY X, pois esta era a moda entre as bandas de metal progressivo e a gravadora queria um vocal melódico do tipo Geoff Tate (QÜEENSRYCHE). Com o tempo as coisas foram mudando e ele conseguiu variar mais seu vocal.  Sobre suas bandas e projetos, demonstrou ter bastante vontade de gravar um DVD com o SYMPHONY X, mas que não depende dele. Percebe-se que ele não tem muito poder de decisão na banda e fica a impressão de que o guitarrista Michael Romeo não está lá muito animado com a ideia. Surpreendentemente, Russell disse ainda não ter conhecido Jorn Lande pessoalmente, mas que haverá um quarto álbum da bela parceria ALLEN-LANDE. Também é nítida a empolgação de Russell com o ADRENALINE MOB, no qual tem maior controle e camaradagem entre os membros do grupo. Russell Allen está acompanhando o NOTURNALL, pois co-produziu o álbum, gravou vídeos e ainda participará da gravação do DVD da banda em São Paulo no dia 29 deste mês. Ficam aqui os meus parabéns pela organização do evento da escola de música MUSIC HOUSE de Sorocaba e a excelente iniciativa de Felipe Colenci e sua equipe. Que venham mais!  (Denis Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário