Ano
passado eu chamei a atenção aqui na página para o trabalho dos ingleses do
NIGHT BY NIGHT. Pelo que se ouvia e via nos vídeos das músicas “Time To Escape”
e “The Moment”, era nítido que ali havia algo de bastante qualidade. O que mais
gostei logo de cara foi o toque original, atual e criativo que havia na música
da banda, algo bem raro hoje em dia. Apesar da sonoridade moderna das músicas
citadas, o quinteto britânico mostra, em boa parte de seu debut, nítidas
influências de bandas clássicas de hard rock como DANGER DANGER, AC/DC,
DEF LEPPARD, o que torna o álbum atraente tanto aos mais conservadores, quanto
aos adeptos de um som mais atual. Um dos responsáveis pela formação e
direcionamento da banda é o guitarrista Ben Christo, que também faz parte da
icônica banda inglesa THE SISTERS OF MERCY. Entrei em contato com Ben há
alguns dias para conversarmos sobre o debut da banda. O guitarrista foi
bastante atencioso e deu detalhes muito interessantes a respeito da formação da
banda e suas influências. Espero que gostem! (Denis Freitas)
ENTREVISTA - Ben Christo (NIGHT BY NIGHT)
Ben Christo (Guitars / Vocals) |
Oi Ben, como vai? Como estão
as coisas com o NIGHT BY NIGHT atualmente? Muito ocupados com o lançamento do
álbum imagino...
Oi Denis! Sim, ocupados
preparando o lançamento. Nós acabamos de filmar um vídeo para uma das faixas,
“A Thousand Lies”, a qual nós lançaremos como single dia 23 de Junho para dar
um gás no lançamento do álbum. É um momento emocionante, pois nós trabalhamos
duro neste álbum nos últimos anos e agora começamos a ver os resultados e
feedback da imprensa. A resposta até agora é realmente encorajadora e estou
feliz que a imprensa independente e rádios no mundo todo parecem realmente
“entender” o que nós fazemos.
Estou ouvindo o álbum há
algumas semanas e preciso te dar os parabéns, pois é muito bom, um dos melhores
álbuns de hard rock do ano até agora, sem dúvidas. As pessoas têm falado sobre
seus singles há um bom tempo, comentam os vídeos... Como você vê o interesse pelo
melodic hard rock, mais
especificamente no Reino Unido?
Nossa, obrigado, Denis! É
emocionante saber que um fã de rock experiente como você tem palavras positivas
para dizer sobre nosso debut, especialmente um elogio como este! Com certeza
existe uma forte cena rock underground no Reino Unido, claro, foi onde surgiram
muitas das bandas conhecidas de hard rock e metal dos últimos 50 anos e somos
sortudos por termos herdado isso. Contudo, eu diria que o rock tem sido meio
que marginalizado nas últimas décadas, nos anos 70 e 80 dominava, desde os anos
90 nem tanto. Eu diria que a paixão ainda está lá e o amor dos fãs pelo rock
continua forte, só que o rock não é mais mainstream no Reino Unido, o que pode
tornar as coisas mais difíceis para bandas emergentes conseguirem atenção, pois
o foco está sempre reservado para aquelas bandas que se estabeleceram nos bons
tempos.
Eu sei que o lançamento do
álbum tem sido adiado há um bom tempo. Por que isso aconteceu exatamente? (Eu
sei que vocês tiveram mudanças na formação e você toca no THE SISTERS OF
MERCY...)
Eu acho que muitas bandas
famosas tiveram atrasos, dificuldades e mudanças de line-up durante os anos de
formação que antecederam o lançamento do seu álbum de estreia, mas o público
não viu isso. Quando o primeiro álbum de uma banda sai, ele consolida o line-up
e ninguém pergunta o que aconteceu antes. Como eu disse, para lançar esse álbum
nós tivemos mudanças de line-up e gerenciamento e, por vezes, isso é o que é
preciso para encontrar a química certa. Há tantos fatores que devem se alinhar
para as pessoas trabalharem bem em uma banda juntos: visão musical, estilo de
tocar e da escrita são apenas um dos lados. Disponibilidade, horários de
trabalho, localização, compromissos, relacionamento, família, tudo isso pode,
potencialmente, fazer ou separar uma banda que está somente gerando receita
suficiente para sustentar os custos de funcionamento próprio. Você
pode não saber que na encarnação original do NxN eu fazia os vocais. Ainda que tenhamos gravado algumas faixas
como quarteto e excursionado bastante, concluímos que precisávamos de um cantor
dedicado à frente, alguém que tinha se esforçado para ser um vocalista toda a
sua vida (ao passo que eu sempre quis ser um guitarrista e compositor); alguém
cuja capacidade vocal poderia coincidir com a ambição que tínhamos para o nosso
material. Os anos com Dan Rossall,
2011 - 2012, foram absolutamente essenciais para estabelecer quem somos. As
coisas não deram certo com ele no longo prazo, então encontramos Henry, que nos traz até os dias de hoje.
Nós também tivemos mudanças no gerenciamento (que tiveram relação com a longa
busca de financiamento para fazer a gravação). Queríamos que esse registro fosse
certo e significava trabalhar com as pessoas certas - ambos músicos e empresários,
especialmente os empresários que são tão apaixonados pela música como a banda.
Levou um tempo, mas acho que nós encontramos essa química entre nós mesmos com
a Sun Hill Productions. Minha
posição no THE SISTERS OF MERCY não tem
realmente impedido as coisas, porque fazemos turnê muito raramente e não temos
quaisquer planos concretos para gravar um álbum, então passamos muito pouco
tempo no estúdio.
Vocês têm influências de
DANGER DANGER, TNT e MR. BIG. Elas são mostradas aqui e ali no álbum, em
músicas como "Can’t Walk Away" e "A Thousand Lies", que
lembram bastante DANGER DANGER. E quanto aos outros caras da banda, eles têm
gostos semelhantes também? Você levou isso em conta ao formar a banda?
Boa pergunta! A banda foi
formada por Jonny (baixo,
vocais) e eu, quando eu respondi a um anúncio. Ele mencionou DANGER DANGER e FIREHOUSE
em suas influências, ao passo que todos os outros entusiastas de rock clássico
só ficavam defendendo MOTLEY CRÜE e GUNS 'N' ROSES. Apesar de ótimas, estas
últimas bandas não se encaixavam na visão do que eu estava procurando e, como
se vê, a qual Jonny também procurava. Inicialmente, no entanto, nós lutamos um pouco
para encontrar um meio-termo, pois, embora nós dois gostemos de DEF LEPPARD e DANGER
DANGER, ele prefere as músicas mais feel-good/sleaze, respectivamente “Make
Love Like A Man” e “Slipped Her the Big One”. Enquanto eu gostava dos momentos
mais melancólicos, respectivamente “Gods of War” e “Beat the Bullet”. No que
nós concordamos foi o uso de 3 partes de harmonias vocais e isso se tornou
parte da marca registrada do NIGHT BY NIGHT. Nós dois realmente apreciamos
composições de qualidade, harmonias vocais e em realmente nos esforçarmos para sermos bons, então eu respondi de imediato a sua ética de trabalho e mentalidade. Ele
sabia que, se quiséssemos alcançar nossos objetivos, teríamos que ensaiar,
escrever e fazer muitos shows. Não seria somente um passatempo, ele se mudaria
de Leeds para Londres a fim de fazer isso com a sua vida eu teria que fazer a
mesma coisa quando me mudasse de Bristol. Quando nos trancamos para a primeira
real encarnação da banda para fazer shows, muitas vezes ensaiávamos 3 ou 4
noites por semana, com ensaios extras adicionados para apenas nos concentrarmos
nas harmonias vocais de três partes. Nós queríamos fazer isso direito. O que vale
a pena mencionar é que após a fase embrionária da banda, quando o baterista Damien entrou, nosso amor pela música
mais pesada do século 21 (ALTERBRIDGE, SEVENDUST,
BOYSETSFIRE, IGNITE, AVENGEND SEVENFOLD) realmente ressurgiu e encontramos
uma forma muito orgânica de filtrar isso em nossa música com guitarras
downtuned, riffs e uso de bumbo duplo em “Time
To Escape”, “Never Die Again” e
“Holding onto Holding On”, onde eu
sinto que casamos estes elementos dos anos oitenta e os mais contemporâneos.
"Time to Escape"
Vocês
usam essas harmonias com três vocais em muitas das músicas mais melódicas. Se você
olhar para trás, os BEATLES foram brilhantes fazendo isso, também tem o DEF
LEPPARD... mas por algum motivo o rock britânico "perdeu" este lado e
as bandas americanas de hard rock fizeram por um tempo, mas também perderam.
Você acha que é hora das harmonias, grandes vocais e grandes coros voltarem no
rock?
Absolutamente.
Eu amo o som de três vozes que trabalham juntas e eu me desenvolvo ao
experimentar com a riqueza de emoções que esses arranjos podem gerar. Não é
apenas colocar harmonias acima e abaixo para acompanhar e fortalecer o
padrão da linha vocal principal. Três vozes podem ser usadas para criar um
“suspense” emocional em uma seção para estabelecer um clima pela primeira vez
em torno de uma melodia que é então resolvida ou diminuída na segunda vez; para
evocar estados de espírito que refletem o conteúdo lírico... Eu poderia
continuar por horas sobre este assunto! Artistas e bandas que eu amo e que usam
harmonia vocal realmente eficaz variam de Michael Jackson a DAMN YANKEES,
de Nik Kershaw a Steely Dan, embora, como você diz, estes são geralmente
do passado... Então, eu estou animado que nós podemos trazer este conceito de
volta e você vai vê-lo usado mais frequentemente e corajosamente em nosso
segundo álbum.
Alguns
dos últimos álbuns do DANGER DANGER (“Revolve” de 2009), do TNT (“My Religion”
de 2004) e do MR BIG (“What If?” de 2011) foram grandes álbuns em minha opinião
e trouxeram alguns toques modernos na produção e composição. Você ouviu estes
álbuns e gostou? Eu vejo este lado de sonoridade atualizada em suas músicas,
principalmente em "Time to Escape" e "The Moment”, as quais eu
gostei muito! Eu gostaria que tivesse mais disso no álbum. Você vê essas músicas
como um pouco diferentes das outras músicas no álbum?
Sim, “Ghost of Love” (DANGER DANGER),
“Undertow” (MR. BIG) e
“Live Today” (TNT) são todas músicas que considero muito boas. Quanto às músicas do NxN que você mencionou, elas definitivamente tem um clima mais
"moderno" e você vai ver mais disso no álbum 2, mantendo um foco
claro nas grandes harmonias e solos de guitarra. Algumas ideias deste álbum na
verdade são de 2009, razão pela qual há definitivamente mais momentos dos anos
80 como em “Can’t Walk Away” e “It’s Not Faith” – esta última começa como uma
música de AC/DC!, pois foram escritas quando ainda estávamos estabelecendo o
som da banda. As músicas que talvez melhor refletem o caminho atual da banda a
partir daqui são “Time to Escape”, “Never Die Again” e “Holding Onto Holding
On”. Dito isto, “If Only” é uma faixa que todos nós realmente gostamos, por
isso sempre terá espaço para baladas!
"The Moment"
Eu
realmente achei que a abordagem nos riffs e os arranjos, principalmente nas
faixas "Time To Escape" e "The Moment", não são tão comuns.
A banda soa muito bem e mostra bastante originalidade. Por outro lado, os
ouvintes conservadores podem não ter a mesma opinião. Você pensou em ter algum
equilíbrio entre o clássico e o mais moderno ao escolher as músicas que
entraram no álbum?
A sonoridade mais
moderna começou na verdade quando Damien Diablo(bateria)
entrou em 2011. Embora influenciado por BON JOVI, DEF LEPPARD e
AEROSMITH quando criança, em sua adolescência Damien foi
para um lado mais pesado e então passou a tocar em uma série de bandas de death
metal, hardcore punk e hardcore metal, portanto ele é um baterista
incrivelmente técnico quando precisa ser. Com ele a bordo, de repente
conseguíamos fazer QUALQUER coisa que queríamos, poderíamos ficar mais pesados
e mais modernos. Uma síntese muito complementar desenvolveu entre ele e Jon com
uma seção rítmica afiada. Além disso, Damien e eu tínhamos
tocado juntos em uma banda de hardcore melódico, alguns anos antes, então já
tínhamos desenvolvido uma compreensão mútua e uma "linguagem"
especial quando chegamos ao lado mais pesado do rock. Damien também
sabe o que é bom para a música e tem uma grande compreensão de espaço, ele cita
a balada “Everywhere Tonight” como uma de suas músicas favoritas
em NxN! Quando
estávamos escolhendo as músicas, nós nos concentramos nas quais achávamos ter
os melhores riffs, os refrões mais memoráveis, o uso mais interessante de
harmonia vocal, assegurando que houvesse bastante variedade entre as 10 músicas
finais. Não houve realmente uma decisão de misturar "clássico" e
"moderno" na escolha de músicas. Foi mais orgânico.
Eu li que
você foi para a audição com o THE SISTERS OF MERCY sem saber para qual banda
você estava fazendo testes. Mas como foi que eles acharam você?
Eu ainda
não sei muito bem! Eu apenas recebi um telefonema um dia. Eu tinha um site com
algumas das minhas composições e o SISTERS foi listado em minhas influências. O
site estava com um link a um anúncio de músicos com meu número. Porém, eu ainda
não sei como eles souberam do meu site. Quando eles me ligaram, eu estava
trabalhando em uma loja de vinhos!
Tenho 34
anos agora e me lembro do THE SISTERS OF MERCY como uma banda muito louca e
legal nos anos 80 e 90. Eu acho que muitas pessoas não percebem o quanto eles
são importantes para o rock / metal e até mesmo para a música pop e como eles
influenciaram vários músicos...
A
primeira música que ouvi do SISTERS foi “When You Don’t See Me” e imediatamente
me atraiu porque eles casaram as guitarras e produção de grandes rock dos anos
80 com um estilo vocal mais intrigante e letras enigmáticas, que eu acho ser
justo dizer, são muitas vezes inexistentes no rock de arena.
Muito obrigado pela entrevista Ben! O BRAZIL ROCK
MELODY está sempre de portas abertas para vocês. Por favor, sinta-se a vontade
para deixar uma mensagem aos fãs de rock da América do Sul!
Obrigado
a você por seu interesse no NIGHT BY NIGHT, Denis. Eu consigo perceber que você
ama genuinamente o hard rock e fico honrado por você considerar nosso álbum tão
bom. Aos fãs de rock, nós sabemos o quanto os sulamericanos são apaixonados por
bom rock e metal, então nós realmente esperamos poder tocar aí para vocês em
breve! Se vocês gostarem do NxN e acreditam no que estamos fazendo, por favor
espalhem nosso nome, avisem seus amigos, peçam nossa música aos DJ’s de clubes
e rádios, escrevam para a imprensa sobre nós e apoiem o rock porque esta é a
melhor maneira de mantermos tudo isso vivo. ROCK para
sempre!
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Twitter: @nightxnight
Muito boa entrevista, eu sou fã de Sisters of Mercy e sempre quiz saber como é que aquele musico tão talentoso fez parte da banda. Cumprimentos desde Chile!!
ResponderExcluirMuito boa entrevista, eu sou fã de Sisters of Mercy e sempre quiz saber como é que aquele musico tão talentoso fez parte da banda. Cumprimentos desde Chile!!
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