.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 19 de maio de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - COVERED CALL



Este ano tivemos uma grata surpresa com o novo e ótimo álbum do COVERED CALL,"Impact". Contando com ninguém menos do que Göran Edman (ex-YNGWIE MALMSTEEN, GLORY, STREET TALK...) nos vocais, a banda sueca parece ter ganho vida nova e com certeza agradará a muitos fãs de AOR / Melodic Rock. Completam a banda Joel Carlsson (Guitarra), Morgan Rosenquist (Guitarra), Andy Loos (Baixo) e Ronny Svanstromer (Bateria). Entrei em contato com Göran Edman e, como não é sempre que temos a chance de falar com um artista desse porte, aproveitei também para falar um pouco de sua vasta carreira. Espero que gostem!  (por Denis Freitas)


ENTREVISTA

Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho em "Impact", um álbum muito bom! Como você se sente a respeito das músicas? Eu pergunto isso porque parece que você realmente gostou bastante de cantá-las e seu desempenho está muito inspirado...

Obrigado. Bem, é sempre um prazer ter material de tão alta qualidade para trabalhar. Também inspirador quando há uma mente aberta para novas idéias com um feedback positivo. As músicas foram muito bem elaboradas, mas precisavam de pequenos ajustes aqui e ali para se encaixarem em meu estilo. O resultado tornou-se uma mistura equilibrada de AOR clássico/melodic rock como nós o conhecemos. Tem todos os ingredientes.

Como ocorreu o convite para você cantar para a banda?

Eu não tenho ideia porque e como a decisão surgiu. Fui contactado por Ronny que me enviou um material de referência e descreveu as ideias sobre o novo álbum. Chegamos a um acordo e então eu recebi o material para começar a gravar todas as partes vocais em meu homestudio.



As guitarras são o destaque por todo o álbum com grandes riffs e melodias. Às vezes, as guitarras ficam bem pesadas, mas a melodia está sempre lá. É essa combinação que você mais gosta? Você costuma cantar tanto em bandas mais pesadas como mais soft rock... 

Eu não tenho uma preferência quando se trata de soft ou hard, mas uma vez que as composições foram elaboradas e construídas até um refrão forte, as guitarras deixaram as coisas fáceis para pegar o ritmo e entender como interpretar as canções. Esse tipo de música é baseado em riffs de guitarras base e você poderia dizer que a guitarra torna-se um parceiro para meus vocais.

Uma das minhas músicas favoritas é "When The Lights Are Out", a qual tem várias mudanças de clima. Deve ser realmente empolgante para o cantor poder variar os vocais em uma única música, certo?

Quando a variação faz sentido na composição e cria um contraste de modo que cada parte se destaca da outra, mas ainda estão relacionadas... esta é a parte difícil na composição. Alterações de clima ou o que seja, é sempre bom injetar uma parte que não é tão previsível na composição. Eu adoro alterações de clima quando elas constroem uma forte vibração emocional na música, onde os vocais meio que flutuam na superfície, livre na forma. Então eu posso ser mais expressivo por algum motivo.

De quem foi a ideia de gravar "Hold On", do SAXON? Você já conhecia esta música?

Eu não faço ideia de quem tomou essa decisão durante a produção ... provavelmente Ronny e Joel. Eu não conhecia a música, pois eu quase não ouço SAXON e não sou tão familiarizado com o material deles.

GÖRAN EDMAN
A era do metal melódico ou bandas de heavy metal que cantam sobre dragões e vikings parece estar em declínio nos últimos anos. Por outro lado, o hard rock e AOR / melodic rock parecem estar ficando cada vez mais fortes, especialmente na Europa. Você acha que o hard rock mais simples sempre estará presente e pode ter um público maior no futuro? É esse o estilo que você prefere?

Eu não posso dizer. Tenho certeza de que o rock clássico como AC/DC ou power metal como IRON MAIDEN estarão presentes de uma forma ou de outra, mas o AOR tradicional como JOURNEY... eu duvido. Acho JOURNEY, FOREIGNER e KANSAS foram as bandas que me influenciaram mais do que os outros dois mencionados acima. Minha voz é limpa e tem um timbre mais adequado para esse tipo de rock.

                                                  Ouça trechos de "Impact"
Lembro-me de ler uma entrevista onde você disse que o KHARMA seria sua banda prioridade. Haverá outros álbuns do KHARMA, KARMAKANIC ou STREET TALK? Quais são os seus planos com o COVERED CALL?

Eu adoro as composições do Jonas no KARMAKANIC, mas não é comparável com AOR. É um outro tipo de jogo. É rock progressivo. STREET TALK está mais perto de COVERED CALL em estilo e gênero. O KARMAKANIC é a única banda que existe no momento, ainda está sendo produtiva e tocando ao vivo. Quanto ao COVERED CALL... Eu acho que o futuro dirá.

Você já trabalhou em grandes álbuns ao longo dos anos, mas você não parece querer ter sua própria banda ou não parece querer estar em uma banda por muito tempo. Qual é a razão para isso?

A maioria das bandas deixam de existir ou separam-se, infelizmente, por razões que estão fora do meu controle. KHARMA, STREET TALK e GLORY e muitas outras bandas são bons exemplos. Eu definitivamente gostaria de fazer um projeto solo, mas ainda estou tentando  definir quem eu sou. Talvez seria mais fácil se eu tocasse um instrumento e não tivesse que depender tanto de outros músicos.

Você já tocou alguma vez no Brasil? 

Eu nunca toquei na América do Sul, mas eu gostaria muito, é claro.

O que você ouve hoje em dia?

Eu escuto RADIOHEAD, NICK DRAKE, BECK e artistas similares do gênero... não tanto rock eu creio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário