.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - FM



É com enorme prazer que trago esta entrevista com uma das bandas mais importantes de AOR/Melodic Rock no mundo: a banda inglesa FM. O conjunto que foi formado em Londres no ano de 1984 está em um ótimo momento após o lançamento do excelente álbum “Rockville”, no começo de 2013. Claro que a vontade era de fazer uma entrevista longa, passando por detalhes da carreira da banda até o momento atual. Contudo, não foi possível, pois os ingleses estão com a agenda cheia de compromissos, entre shows, entrevistas e gravações de vídeo clipes. O vocalista e líder da banda Steve Overland e o guitarrista Jim Kirkpatrick foram gentis e me atenderam para um rápido bate-papo, com exclusividade para o Brasil. Espero que gostem! (Denis Freitas)

ENTREVISTA











Steve Overland

"Rockville" tem recebido ótimas críticas em todo o mundo e a banda tem feito vários shows. Parece que vocês estão em um melhor momento do que no álbum anterior "Metropolis". Como você vê isso?

Sim, as coisas estão indo muito bem para a banda. Estamos em uma verdadeira crescente e a resposta a Rockville tem sido fantástica.

No geral, este álbum soa diferente do anterior, "Metropolis", que apresentou uma sonoridade um pouco mais melancólica e séria . "Rockville" soa mais positivo e "alegre". Qual foi a sensação quando vocês terminaram o álbum? 

Por Metropolis ter sido o primeiro álbum que fizemos em 12 anos, fomos percebendo qual era o nosso caminho e havia pressão sobre nós para fazermos o álbum certo para os fãs depois de todo esse tempo. Com Rockville, nós apenas escrevemos mais de 20 músicas e sentimos que encontramos a direção que a banda quer seguir agora. Estamos muito orgulhosos do álbum.


METROPOLIS (2010)

Qual é o conceito ou ideia por trás do título do álbum "Rockville" e sua capa?

Nós tínhamos uma ótima arte com a capa antes de termos o título, então tivemos que trabalhar um pouco ao contrário com isso. Rockville é uma cidade nos EUA e somos todos fãs de música norte-americana, então tudo acabou se encaixando.


Você está no mundo da música há muitos anos, quais foram os momentos memoráveis até hoje?

Momentos memoráveis ​​para mim seriam a turnê com o BON JOVI, quando eles estouraram com “Slippery When Wet”. Foi uma tour fantástica de se participar e também a turnê do “Tough it Out como banda principal em 1989. Tivemos a chance de tocar em alguns lugares fantásticos.

Alguma chance de trazer a turnê de “Rockville” para a América do Sul? 

Nós adoraríamos ir a América do Sul e está em nossos planos para o futuro. Muitas pessoas nos dizem que temos um bom número de fãs aí, então seria fantástico ir e encontrar todos vocês!
ENTREVISTA











Jim Kirkpatrick

Gostei muito das guitarras deste álbum. Elas parecem estar mais "na sua cara" desta vez. Houve alguma discussão sobre o som das guitarras para "Rockville"?

Na verdade não. Tudo o que gravamos começa com as mesmas gravações básicas de guitarra, então adaptamos cada canção de acordo. Nós realmente passamos um longo tempo gravando as guitarras  e tem bastante delas no álbum.

Percebe-se em "Rockville" um hard rock um pouco mais clássico em relação à "Metropolis", como na faixa “Crosstown Train”, por exemplo. Essa faixa é excelente e inclusive tem riffs bem pesados. Como “nasceu” a  música?

Merv surgiu com a ideia original da música e, em seguida, Steve o ajudou a terminar e eles fizeram uma demo básica. Uma vez que a banda entende uma música, então ela meio que cresce. Com “Crosstown Train”, os caras ficavam me dizendo para tocar mais rápido e mais agressivo!
"Crosstown Train"
Vocês têm se apresentado por várias partes da Inglaterra durante os últimos meses e também em festivais na Europa. Como você vê o momento do hard rock por aí? Tem um público jovem frequentando os shows?

Tem um monte de fãs jovens frequentando os nossos shows, o que é ótimo de se ver. O rock parece ter tido um grande revival aqui ao longo dos últimos anos.

A banda britânica VEGA, que abriu shows de vocês na Inglaterra, está fazendo uma boa combinação de um estilo mais moderno com o antigo AOR / Hard Rock. Você conseguiu vê-los ao vivo? Você acha que haverá espaço para bandas assim no futuro?

Eu assisti o VEGA algumas vezes e eles são uma grande banda e caras legais. Eu espero que tenha espaço para bandas como esta no futuro, mas é um mercado realmente difícil.
Kirk e Steve
Quais são os guitarristas que te influenciaram? Como você descreveria seu estilo de tocar com o FM?

São as influências usuais na verdade: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Brian May, Rory Gallagher... muitos para listar. Meu estilo de tocar... Eu tenho provavelmente uma origem bem blues, mas eu gosto de achar que sou bastante melódico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário