.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

sábado, 12 de outubro de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - FIND ME


A banda, ou projeto, FIND ME surgiu como uma grata surpresa este ano. Com uma sonoridade calcada no AOR clássico, mas sem deixar de lado elementos mais atuais, o produtor e baterista (não necessariamente nesta ordem) Daniel Flores conseguiu, junto com os belíssimos vocais de Robbie LaBlanc (BLANC FACES), dar vida a um belo álbum do gênero e com certeza figurará como um dos destaques do ano. Com colaborações de Erik Martensson (ECLIPSE) e Alessandro Del Vecchio (HARDLINE), entre outros, a dupla esbanja inspiração no debut “Wings of Love”, que agrada bastante os ouvidos voltados ao melodic rock. Daniel Flores me atendeu com bastante simpatia para dar mais detalhes do trabalho e você pode conferir abaixo nossa conversa. Espero que gostem! (Denis Freitas

ENTREVISTA - Daniel Flores

Olá Daniel! Muito bom falar com você. Você poderia nos contar um pouco sobre sua história na música? Você começou originalmente como um baterista? Quais eram seus artistas favoritos?

Ei! Obrigado pelo espaço! Eu sou um baterista chileno que se mudou para a Suécia aos 7 anos de idade. Eu comecei a minha primeira banda chamada MIND’S EYE aos 18 anos de idade e acabamos fazendo sete álbuns completos. Eu também fiz muitos álbuns como baterista e, a partir daí, comecei a produzir outros álbuns de bandas e já trabalhei em mais de 100 títulos desde então. Alguns anos atrás, eu comecei a minha nova banda THE MURDER OF MY SWEET e agora estamos gravando nosso terceiro álbum. Nos últimos anos eu estou tendo o prazer de trabalhar com a Frontiers Records fazendo AOR, um dos meus primeiros amores, pois eu amo bandas como WINGER, FOREIGNER, DEF LEPPARD e GIANT.

Como e quando começaram as conversas sobre esse projeto e quanto tempo demorou para finalizá-lo ?

Serafino (Frontiers) me lançou a ideia alguns anos atrás. Começamos a gravar o álbum no Outono de 2011 e terminamos depois de uma longa espera em 2012. A música do álbum foi gravada em três semanas e os vocais levaram cerca de 6 meses.


Por que chamaram o projeto de FIND ME? Pergunto isso porque o nome soa um pouco incomum...

Boa pergunta. Os caras, Robbie e Serafino, o sugeriram, é certamente incomum e tal, mas as pessoas parecem se lembrar do nome e isso parece ser bom o suficiente para nós.

Que tipo de som e os elementos que você tinha inicialmente em mente para o álbum? Alguma coisa mudou ao longo do processo em relação ao estilo de música?

Bem, não.  Eu tinha uma ideia bem clara do que eu estava fazendo e o Serafino também. Ele é muito exigente com o que quer de um álbum. Mas assim que as músicas vieram, eu praticamente podia ouvir o som na minha cabeça e ele saiu bem como eu o ouvia.

Existem muitos projetos hoje com um grande número de compositores e vários álbuns soam confusos e sem identidade. Não achei que foi o caso com “Wings of Love”. O que eu gosto no álbum é o fato de que soa como uma unidade. Qual é a sua opinião? Era uma preocupação quando você começou a produzi-lo?

Bem, obrigado. É sempre bom ouvir que o que nós almejamos foi alcançado. Para responder a sua pergunta, eu acho que é sobre como trabalhar com pessoas que você conhece. Os caras da banda são amigos próximos e isso transparece. Nesse senso é um trabalho de banda, mesmo que os outros caras não tenham falado muito com Robbie, eu tive que me certificar de que tudo encaixava perfeitamente com os vocais dele.
Daniel Flores
O desempenho excepcional de Robbie é um dos principais fatores para a alta qualidade do álbum. Você e Robbie formaram uma bela dupla, como foi trabalhar com ele?  Vocês chegaram a se encontrar pessoalmente?  Ficou impressionado com seus vocais?

Nós apenas nos falamos através de e-mails e tal até este ponto. Fiquei realmente impressionado quando ouvi a sua contribuição. É a primeira vez que trabalho com uma voz americana e tudo que eu posso dizer é que não vai ser a última. Cantores americanos têm mais profundidade e timbre e é claro a sua língua fica muuuito mais autêntica porque eles estão cantando em sua própria língua. Então, sim, os vocais de Robbie são comparáveis com os melhores e acho que isso é apenas o começo do que somos capazes de fazer juntos.


Agora devo dar os parabéns pela produção deste álbum. Várias camadas de teclados, back vocals e efeitos. Que produtores e bandas te inspiraram?

Obrigado, muito gentil. Eu tenho ouvido tantas bandas nos últimos anos, mas certamente bandas como GIANT e WINGER têm grande importância para mim. Eu meio que descobri o AOR através destas bandas. Gostaria também de mencionar bandas como HAREM SCAREM e DEF LEPPARD. Na verdade eu tive o prazer de trabalhar com Harry Hess (HAREM SCAREM) no ano passado em seu mais recente álbum solo, isso foi demais. Nós escrevemos uma música chamada "It’s Over" em seu álbum. Produtor que eu gosto? Robert Mutt Lange, Dan Huff e James Jimbo Barton para citar alguns. Eu realmente gosto de produtores que são músicos, não só bons músicos, mas MUITO BONS músicos. Tenho pouco a dizer sobre os produtores que não sabem tocar um instrumento...

Daniel e Robbie
Que tipo de equipamento de bateria que você usou para gravar? A bateria soa muito clara e forte, especialmente a caixa, que não soa “digital” como em muitas gravações de hoje...

Eu tenho a minha Premier XPK drumset desde que eu tenho 15 anos. É de valor emocional para mim então eu nunca vou mudar. Acho que a bateria é complicada, pois sempre depende de quem está tocando e a força da pessoa, mas ter um som forte de caixa e bumbo é o elemento-chave para um disco soar ótimo.

Quais são os planos com o FIND ME no futuro próximo? Por favor, deixe uma mensagem para os fãs de rock no Brasil. Obrigado Daniel!

Estamos ansiosos para gravar outro álbum e ver se há bastante interesse e repercussão para a banda fazer shows na Europa e no exterior. Vamos ver, apoiar os caras do AOR, ainda é um dos poucos estilos musicais que não foram destruídos por garotas adolescentes e carecas cheios de dinheiro nos EUA. Somos músicos de verdade fazendo essa música como você pode ouvir e se esta música não for apoiada o suficiente, vamos todos ver o fim, assim como os dinossauros acabaram. Apoiem a boa música e continuem no rock meus amigos brasileiros! Obrigado pelo tempo de vocês, YOU rock!

Nenhum comentário:

Postar um comentário