.

.

AOR, Hard Rock, Melodic rock

domingo, 20 de outubro de 2013

ROCKIN' INTERVIEWS - KIERAN DARGAN (FIREFEST)

Fala pessoal! De volta após um pequeno período resolvendo grandes problemas de quem mora em um país chamado Brasil. Mas o show não pode parar! Hoje trago uma entrevista bem interessante para vocês: Kieran Dargan, criador do FIREFEST.


ROCKIN' INTERVIEWS 

Kieran Dargan

Como muitos que acompanham esta página provavelmente já sabem, este ano aconteceu (dias 18, 19 e 20 de Outubro), aliás, acabou de acontecer, em Nottingham, na Inglaterra, o FIREFEST, que se tornou provavelmente o maior e melhor festival de Melodic Rock / AOR do mundo. Idealizado por Kieran Dargan, o festival reúne todo ano os maiores nomes do gênero e esta edição celebra o aniversário de número 10 do evento. Com um conjunto de bandas considerado dos sonhos por muitos fãs, o FIREFEST traz este ano HAREM SCAREM, DARE, W.E.T., HARDLINE, WORK OF ART, H.E.A.T., TREAT, ECLIPSE, LEGENDS (com Eric Martin, Graham Bonnet, Tommy Denander e Bobby Kimball), entre outros nomes de peso.


Trago aqui para vocês uma curta, mas informativa, entrevista que fiz com o atencioso Kieran para saber mais detalhes do FIREFEST. Já durante a entrevista e também para quem acompanha os bastidores do mundo do rock, ficava evidente que o festival sobrevivia à duras penas pela falta de suporte e patrocínio. Para tristeza deste que vos fala e de muitas pessoas mundo afora, dias atrás foi anunciado o fim do festival, que terá sua última edição no ano que vem para nunca mais voltar. Uma pena, pois festivais deste porte ajudam a manter o estilo vivo, sobrevivendo hoje em dia. Infelizmente o mercado vai de mal a pior e o futuro é bastante incerto meus amigos. Por isso é muito importante que apoiemos as bandas comprando material original e frequentando os shows. Chega de lamentações, vamos ao que interessa! (Denis Freitas)

ENTREVISTA – Kieran Dargan

Kieran Dargan
Oi Kieran, quais são as principais mudanças desde o primeiro festival?

Oi Denis, as principais alterações são: Agora sabemos o que estamos fazendo! O primeiro festival foi algo que fizemos, mas realmente não tínhamos ideia de como tudo funcionava. Foi o resultado de ser ingênuo ou tolo resistente. Dez anos atrás nós tivemos um dia e apenas 2 bandas tocando na noite anterior em um pub. Agora são praticamente três dias inteiros de modo que espero ter melhorado em aprender a fazer dar certo e a qualidade das bandas também melhorou - onde mais você conseguir um line up como este?
O local do festival: Rock City
Você já pensou em desistir?

Eu considerei desistir quase todos os anos. É uma tarefa difícil fazer isso. Nós não temos absolutamente nenhum patrocínio - e praticamente sem apoio da mídia, fora nossos parceiros de longo prazo Fireworks Magazine e a rádio ARFM. Às vezes você sente vontade de desistir porque você sabe que você está sempre lutando uma batalha perdida, é uma luta para obter uma menção nas grandes revistas de rock ou quaisquer outras estações de rádio. É uma batalha para ganhar algum reconhecimento para o show. O Melodic Rock está tão fora de moda no Reino Unido, ninguém se importa - além dos fãs absolutamente brilhantes que temos - sem eles não haveria show e sem o seu incentivo e apoio, mesmo quando as coisas dão errado, eu sinceramente sinto que lhes devo um show porque o seu apoio e apreço pelo gênero e o FIREFEST é inacreditável. Todos nós temos dias ruins e eu decidi muitas vezes que seria o último, mas é como uma droga, uma droga do bem e ter trabalhado tão duro por 10 anos para construí-lo, é muito, muito difícil deixá-lo para trás.

Harem Scarem
Você acha que o lineup deste ano é o mais forte ?

Eu acho que o lineup a cada ano é o mais forte. Não tenho certeza se este é o mais forte que já tivemos, mas eu acho que há algo para cada fã de rock melódico e AOR . O mais forte é geralmente aquele com suas bandas favoritas, mas eu acho que seria difícil esquecer a formação de 2012, que foi bastante especial.
Quais são as coisas mais importantes para você quando planeja um festival tão grande?
Há muitas coisas importantes a considerar quando se planeja o festival. A disponibilidade das bandas, a disponibilidade de voos, a possibilidade de ter o lineup anunciado mais cedo para permitir que as pessoas de todo o mundo - literalmente - reservem o seu tempo de férias e voos de companhias aéreas, mas temos a sorte que temos tanta gente boa no FIREFEST e a coisa mais importante de tudo é ter uma equipe forte que você pode confiar totalmente 100% para fazer o seu trabalho e fazer todo o festival um grande sucesso.

O público do festival, com bandeira do Brasil ao fundo
Há muito poucos lançamentos em DVD dos festivais anteriores, um DVD do FIREFEST está nos planos?

Lançar CDs e DVDs - bem, quem sabe, o maior problema é que um monte de bandas que tocam no FIREFEST têm contratos com um monte de gravadoras diferentes e estão sob contrato para poder lançar álbuns. Se for esse o caso, então o lançamento do FIREFEST não é possível, mas ao longo dos anos um monte de bandas não têm ofertas para lançar CDs, então pensei que lançar um dvd era uma ideia realmente boa. TREAT, BONFIRE, WHITE SISTER, FM , Mitch Malloy , STRANGEWAYS , Jimi Jamison, para citar alguns . Às vezes fica bastante complicado - você pode lançá-lo no Reino Unido, mas não na Europa, você pode liberar nos EUA e no Reino Unido, mas não na Europa. Outro problema é garantir os direitos de músicas antigas de editoras - às vezes isso não é possível devido aos grandes valores que eles exigem. Eu não sei se outro DVD ou álbum ao vivo será lançado a partir do show deste ano. Acho que vamos descobrir no futuro não muito distante.

Legends
Muito obrigado Kieran e saiba que existem pessoas aqui no Brasil que apreciam seu belo trabalho. Torcemos para seu sucesso!

Obrigado Denis, eu sei que alguns fãs vêm a cada ano do Brasil. É um longo caminho e aprecio muito. Obrigado pelo apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário